Rebranding pode ajudar a sua marca a crescer no mercado digital

Publicado em

Rebranding é quando se deseja ressignificar uma marca, empresa ou produto. Ou seja, uma estratégia pensada,…

Rebranding pode ajudar a sua marca a crescer no mercado digital

Rebranding é quando se deseja ressignificar uma marca, empresa ou produto. Ou seja, uma estratégia pensada, com objetivo de mudar a percepção do público perante a marca. Essas ações podem ou não envolver algumas mudanças como: alteração de nome, logotipo, identidade visual.

Essa mudança é feita para adequar o posicionamento da marca para os novos tempos. Mas não necessariamente com objetivo de modernizar ou mudar os conceitos totalmente de uma marca. Exemplos mais famosos podem ser citados por diversas áreas: Empresas de animação (Cartoon Network, Warner Bross),Fast-food (Mc Donalds, Burguer King) e até mesmo no âmbito esportivo com alguns times como Atlético Goianiense, Juventus e Internazionale.

A Burguer King, por exemplo, optou para mudar o conceito da marca retornando com a primeira logo com um conceito mais minimalista. Esse termo é constantemente debatido e utilizado pelos Designers. Ele significa uma procura para que a identidade visual possua a quantidade necessário de traços, e cores. Isso tudo para não haja muitos elementos desnecessários na identidade visual da marca.

A variedade e constante modificação nos produtos icônicos de uma marca também pode ser um fator importante no processo de rebranding. A exemplo do Walmart que trocou o slogan de sucesso de “preços baixos” para “economize e viva melhor” em 2007. Fato que ajuda nesse processo de recolocação no mercado digital.

Assim como existem as formas que uma marca lida a situação para torná-la ainda mais positiva, também existem a gestão de crise que pode forçar um processo de rebranding da marca. A exemplo disso, termos a McDonalds. Ela trocou todo o seu cardápio em 2004 após ser criticada em um documentário “A Dieta do Palhaço”, o que fez a empresa a voltar a crescer no mercado de fast-food. Esse é mais um exemplo de como o rebranding pode ajudar a crescer as marcas.

Publicado por:
Sou carioca, jornalista e publicitária. Viciada em maresia, Matte e biscoito Globo são hábitos adquiridos após anos de convivência. Adoro pessoas, nas suas mais variadas espécies.